domingo, 3 de outubro de 2010

Montaria Sta. Suzana/ Herdade dos Colos

Local: Santa Susana – Alcácer do Sal
Organização: Associação Caçadores Santa Susana/Herdade dos Colos
Data:21/11/2009
Meteorologia: Encoberto com chuva no final da manhã.
 Nº postos: 63
Nº tiros: cerca 200
Nº Matilhas: 9 (Sado, S.Sebastião...)
Resultado: 34 javalis
Área monteada: 120 Ha 



Cedo se concentraram os associados e amigos para mais uma jornada, que prometia, de novo, ser boa. Logo após o pequeno almoço e tendo-me cabido a honra de ser convidado para Director de Montaria, posso aqui afirmar e reconhecer o bom trabalho que esta associativa e sua equipe nos tem colocado à disposição desde há uns anos a esta parte. Assim se mantenham  e que sirva de exemplo para outros.
Após breves palavras sobre a segurança a manter e ao respeito devido aos animais, não matando listados ou marrãs acompanhadas destes, avançou-se para o sorteio, que correu da melhor forma e de seguida, deslocámo-nos para a mancha cerca das 10,45 horas e pelas 11,30 horas foram soltados os cães, que rápidamente iniciaram as ladras, ouvindo-se os primeiros tiros. Devido a algum vento e à dispersão da mancha, tornou-se dificil quantificar o número exacto de tiros, mas rondaram os acima indicados e foi um agrado verificar, na porta que me coube, a quantidade de javalis que corriam pelas encostas à minha frente, longe para tiros certeiros. Uma palavra para as matilhas que bateram bem os locais. Parabéns ao matilheiros.
Assim, pelas 13,45 horas acabou a montaria e iniciou-se uma chuva miuda, que não era de “molha tolos”, mas de molha todos e começou a recolha das reses abatidas.
 Pelas 14,30 horas regressou-se ao local da partida e pouco depois almoçávamos um belo repasto a que já nos habituámos nestas montarias.
E enquanto se almoçava, iam chegando as reses e a chuva não parava, o que dificultou a sua recolha, dada a declividade acentuada da mancha, tendo mesmo ocorrido um pequeno incidente com a carrinha da organização, felizmente sem consequências . Assim, dado o atraso e as condições climatéricas, não foi possivel compôr um quadro de caça digno desta montaria e a foto que anexo, retrata bem isso, pois é um quadro ainda não completo. É pena, pois 34 reses, assim o justificava.

Aspectos positivos a realçar:
Segurança dos postos e mancha bem “servida”. Refeições e comportamento das matilhas.

Aspectos a melhorar:
“Castigar” aqueles que continuam matando muito jovens javalis, mesmo após todos os avisos. Não são verdadeiros monteiros e como tal, não devem ser aceites as suas inscrições e participar nestas jornadas de caça, de Stª Susana. Evitar o mp, situação nova nesta montaria, pois dá sempre origem a mal entendidos, como foi um caso que rápidamente sanei.

Consideração final:
Boa organização. Bom convivio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário