sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tapada Real de Vila Viçosa

Data: 10/11/2010
Local: Tapada Real de Vila Viçosa
Mancha: Marco da Lua
Nº. de Postos: 18
Nº. Matilhas: 16
Ha.: 1100Ha 
Tempo: Sol e fresco
Cupo: 2Veados, 2 Gamos, Javalis livre
Resultado: 33 Veados (18 a 20 medalhas), 30 Gamos e 66 Porcos (12 Navalheiros com 2 possíveis medalhas)

Com pontualidade britânica e sorteio feito na noite anterior, eram 9h quando foi dada a palestra pela organização e pelo director de montaria.
Ás 9.20 sairam as primeiras 3 portas e após estarem colocadas foram saindo as armas pela ordem definida.
Eram 10 horas quando se deu a ordem de solta.
Os tiros foram-se ouvindo mas em menos quantidade do que é normal.
Chegados ao choque fomos constantando que algumas portas ainda não tinham atirado a veados. Pelo rádio, fomos percebendo que os veados agruparam-se e andavam dispersos pelas extremas da mancha. Foi tempo de agrupar matilhas, ir buscar outras que não estavam a fazer o trabalho como foi pedido e organizar novas voltas de forma a colocar as reses dentro da mancha.
Depois de muitas voltas e km nas pernas os tiros no centro da mancha foram aparecendo.
Porcos apareciam de todo o lado... Foi um espectáculo digno de se ver. Em conversa com o gestor da propriedade, perguntei quando ele pensava fazer de novo esta mancha, ao que ele me respondeu que agora só daqui a 5 anos. A razão de se ter feito de 2 em 2 anos nos últimos anos, prendeu-se com o aumento exponencial dos porcos dentro da tapada e a necessidade de abrigar recursos para a principal espécie da tapada, que são os veados. E sem dúvida espécie que apresenta grandes qualidades genéticas, demonstrando grande trabalho de campo na gestão de espécie.
Nova volta pelos postos que não tinham atirado na primeira volta, verificamos que quase todos tinham realizado o cupo. Houve até quem não realizasse o cupo, por outras razões, as quais explicarei em nota.
Magnífico Quadro de Caça
Mais uma volta e a hora de recolher foi dada às 14.30h da tarde, no regresso ainda tive o prazer de levantar 3 porcos, tendo um deles, um porco já com 60kg bem feitos, ficado a olhar para mim a 6-7 metros com aquela cara de "queres levar porrada!", ao que lhe disse em voz alta: "Olha que as minhas botas são rijas!"... E ele lá se foi resmungando cabeço acima.
E 5 gamos que estavam acamados num vale e que fugiram parecendo ter visto o diabo.
Hora de recolha e de tratar animais feridos, que eram muitos... Infelizmente 3 cães faleceram no embate com o grande navalheiro que foi cobrado. Porco esse que estava deitado dentro de um pequeno salgueiro, junto a uma ribeira, com limpa toda a volta.
Recolha eficiente mas um pouco tardia devido à duração da montaria.


Fonte: clubemonteiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário